Dr.Heleno


Go to content

Punctum Saliens



PUNCTUM SALIENS


Especialmente a partir de 1950, a dor vem recebendo atenção especial da parte de várias áreas da medicina tradicional e alternativa diante do crescente número de pessoas que chegam aos consultórios com queixas de dor inespecíficas. Cumpre lembrar que na maioria das vezes, o paciente tem dor aguda, temporária, que ou se resolve por si própria, ou com um tratamento médico adequado. Diferente da dor crônica, em que esta apresenta uma regularidade e uma persistência em seus episódios.
Isso fez com que muitos profissionais que atendem pacientes com este tipo de sintomatologia venham disseminando a idéia de que a dor deve ser tratada de forma integral, observando-se as características biopsicossociais dos indivíduos e os modos pelos quais estes lidam com a sua rotina diária. Não são raros os constantes afastamentos do trabalho em virtude da dor, já que dependendo de sua intensidade, a pessoa não é capaz de desenvolver seu trabalho de forma produtiva, afetando em muitos casos também a vida familiar.
Trabalhando há mais de vinte anos com Quiropraxia, o Dr. Heleno Felix Torres, formado em Psicologia e com doutorado e pós-doutorado em Psicanálise, sempre teve um olhar atento sobre as diferentes apresentações da dor e os reflexos desta no cotidiano de seus pacientes. Em face disso, desenvolveu, a partir de seus estudos e do acompanhamento de vários de seus pacientes, uma técnica que consegue, em casos mais simples, eliminar a dor já a partir da primeira sessão. Não se trata de nenhum milagre ou panacéia, mas apenas a manipulação correta e precisa de determinado ponto no local exato onde os terminais nervosos começam a distribuir os impulsos para o órgão afetado pela dor e assim tratar pontualmente o problema. Em diversos casos, ao longo destes anos de profissão, pacientes deixaram a sala sem dor já na primeira sessão. Não é necessário nenhum tipo de aparelho, medicação ou intervenção além das mãos.
Deu à sua técnica o nome de Punctum Saliens.
É sabido na medicina tradicional e também na medicina alternativa que a dor reportada pelo paciente em determinado órgão nem sempre tem sua origem naquele mesmo local. Isso exige, portanto, um profundo conhecimento da anatomia funcional dos diversos órgãos do corpo humano.
Uma das doenças cujo diagnóstico tem sido utilizado por um grande número de profissionais da área médica no que se relaciona à dor é a fibromialgia. Sabe-se que esta patologia está diretamente relacionada ao sistema nervoso central e ao mecanismo de supressão da dor, atingindo em cerca de 90% dos casos mulheres com idades entre 35 e 50 anos. Trata-se de uma dor que perpassa diversos pontos do corpo, especialmente tendões e articulações, muito embora não provoque inflamações ou deformidades físicas. Contudo, não se pode descartar que esteja associada a outras doenças reumatológicas, dificultando assim o diagnóstico.
Com a técnica desenvolvida pelo Dr. Heleno, que acompanha diversos pacientes diagnosticados com fibromialgia, em muitos destes casos os indivíduos conseguiram a reversão do quadro, readquirindo uma qualidade de vida que já haviam perdido. É importante lembrar que cada caso deve ser estudado em todas as suas particularidades, pois um diagnóstico médico não pode ser descartado de forma leviana. Entretanto, os anos de trabalho, amparado pelos excelentes resultados que obtém, credenciam o Dr. Heleno a afirmar que é possível eliminar a dor em muitos casos.
Com esta técnica é possível tratar, além de casos de fibromialgia, enxaqueca, dores musculares, problemas ligados à coluna lombar, sacra, cervical, dor de cabeça, dor orofacial, entre outras.


Inicial | Punctum Saliens | Indução | Hipnose | Neurofisiologia | PNL | Quiropraxia | ARTIGOS | Publicações | Biblioteca | Produtos | Contatos | Site Map


Back to content | Back to main menu